domingo, 5 de fevereiro de 2012

05 de fevereiro - Dia do Datiloscopista


Identificar uma pessoa significa diferenciá-la das demais. Para isso, a biometria, ramo da ciência que estuda as medidas físicas dos seres vivos, baseia-se em traços faciais, íris, retina, voz, grafia e impressão digital. Entre os métodos de identificação biométrica, o mais eficaz é a papiloscopia, que investiga as saliências exteriores da pele. Um de seus principais campos é a análise das impressões digitais, denominada datiloscopia, dessa forma a datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia, que abrange ainda: a quiroscopia (identificação das impressões palmares); a podoscopia (identificação das impressões plantares); a poroscopia (identificação dos poros); e a critascopia (identificação das cristas papilares).
Datiloscopista é o profissional que identifica as impressões digitais das pessoas.
A possibilidade de duas pessoas apresentarem a mesma impressão digital é uma em 64 bilhões. Além disso, os desenhos das palmas das mãos e das extremidades dos dedos definem-se no quarto mês de vida intra-uterina e jamais se modificam.


Versão Histórica

A Datiloscopia foi adotada em 1891 pela Scotland Yard, a famosa polícia de Londres, na Inglaterra. Chegou ao Brasil em 1902 pelas mãos do Ilustre homem público e jornalista, o Piauiense José Alves Félix Pacheco, diretor do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia Civil do Distrito Federal. Por iniciativa do Dr. Félix Pacheco, o Presidente da República, Dr. Rodrigues Alves, assina o Decreto nº 4.764, em 04 de fevereiro de 1903, e introduz a Datiloscopia como método mais simples e mais perfeito para identificar criminosos, cadáveres, pessoas desconhecidas e também pessoas honestas, reunindo os dados de qualificação, dados morfológicos - exame descritivo, e sinais particulares, o qual os estudo científicos comprovavam ser capaz de afirmar que uma impressão digital pertence a um determinado indivíduo com uma margem de erro de apenas um em 64 bilhões.
O Decreto Nº 52.871, de 20 de novembro de 1963, institui o Dia do Datiloscopista Brasileiro considerando a data de 5 de fevereiro como a do aniversário da publicação do Decreto nº 4.764, acima citado, que instituiu o sistema datiloscópico no Brasil.


Fontes:
http://www.externatotiradentes.com.br/Mes%20Fevereiro/Dia%20do%20Datiscopista.htm
http://www.cidadaopg.sp.gov.br/data_comemorativa_/inf_datas.php?id=3&cod=4
http://nacasa30.blogspot.com/2009/02/hoje-e-dia-do-datiloscopista-ha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VIOLETA VITÓRIA SOM , VENHA NOS CONHECER! CLIQUE NA IMAGEM...