domingo, 22 de abril de 2012

Dia Internacional do Planeta Terra


O Dia da Terra, 22 de abril, foi criado em 1970 com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.


Hoje, além dessas preocupações, o Dia da Terra é, também, um dia para repensar ou elaborar soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem dos materiais, a proibição da utilização de produtos químicos danosos ao meio ambiente, o fim da destruição dos habitats fundamentais, como as florestas tropicais, a preservação dos recursos naturais e a proteção de espécies ameaçadas.


No Dia da Terra todos estão convidados a participar de atividades que promovam a saúde do nosso planeta, sejam ações de impacto global, regional ou local.




Informe-se: Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente. Atualize-se!
Aja localmente: Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.
Pense localmente: Estabeleça vínculo entre temas locais e globais.
Otimismo é fundamental: Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quiser atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.
Seja efetivo: Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.
Não polua: Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Recicle o óleo usado. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.
Preserve a biodiversidade: Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.
Seja coerente: Economize energia e água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.
Passe a sua vida a limpo: Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.
Ensine as crianças: Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
Acredite no futuro: Estimule idéias inovadoras e renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mais ela será possível.

http://www.vwbr.com.br

DIA INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VIOLETA VITÓRIA SOM , VENHA NOS CONHECER! CLIQUE NA IMAGEM...