quinta-feira, 17 de maio de 2012

CÂNCER DE MAMA EM MULHERES EM AÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Programa Mulheres em Ação -07/05/12- PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES COM A PARTICIPAÇÃO DE NEUZA TITO DA SOF



PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS DO PROGRAMA  CLIQUE AQUI






SOF- Sempreviva Organização Feminista


1- INFORMAÇÕES GERAIS


A SOF, Sempreviva Organização Feminista, é uma ONG (organização não-governamental) feminista que atua desde 1963 em todo o Brasil, apesar de ter apenas uma sede em São Paulo. Esta tem como objetivo difundir o feminismo em diversos setores da sociedade, sensibilizando tanto homens quanto mulheres a lutar pela igualdade entre ambos. O público prioritário são as mulheres organizadas no movimento autônomo de mulheres, movimento popular e sindical, rural e urbano.


Endereço:


R. Ministro Costa e Silva, 36 - Pinheiros


São Paulo, SP; CEP: 05417-080


Contato:


(11) 3819.3876


sof@sof.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.






2- CONHECENDO A PROPOSTA


As feministas da Sempreviva Organização Feminista (SOF) trabalham para difundir o feminismo em amplos setores da sociedade e sensibilizar atrizes e atores sociais que lutam pela ampliação da cidadania, a fim de comprometê-los com a igualdade entre mulheres e homens. Compreendem que as relações de gênero se articulam com as de classe, raça e etnia, e que o feminismo é um elemento constitutivo de um projeto global de transformação da sociedade que se propõe a criar condições de cidadania e igualdade para todas e todos. A reafirmação da igualdade não se faz em detrimento das diferenças, elas acreditam na possibilidade de processos coletivos, em que se estabeleça um compromisso ético-político comum, sintonizado com as questões apresentadas pelo momento histórico atual. A SOF investe na atualização do debate feminista a partir da divulgação de temas pouco tratados no Brasil – como a economia feminista – e da releitura de temas históricos do feminismo, como o controle sobre o corpo das mulheres.


As linhas de atuação da SOF são as de formação feminista, assessoria e acompanhamento de políticas públicas, publicação e difusão, construção e articulação, e desenvolvimento organizacional.


O seu desempenho está centrado na articulação de um campo democrático popular no movimento feminista que se constrói em discursos, práticas organizativas e ações e alianças com movimentos e processos alternativos ao neoliberalismo, chamando-os a assumir o feminismo como parte integrante de nossos projetos de transformação da sociedade.


A SOF é uma das principais organizadoras no Brasil e no mundo da Marcha Mundial das Mulheres, além de ser a sua sede mundial até o ano de 2012.


A Marcha Mundial das Mulheres nasceu no ano de 2000, com uma mobilização que reuniu mulheres de muitos lugares do mundo, que se reuniram para uma campanha contra a violência e a pobreza.


Estas ações começaram no dia Internacional da Mulher (8 de março) e terminaram no dia 17 de outubro.


A MMM teve como inspiração para sua criação uma manifestação feita no ano 1995, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200km pedindo simbolicamente, “Pão e Rosas”. Estas ações marcaram as mobilizações das mulheres nas ruas, fazendo uma critica ao sistema capitalista.


Foram alcançadas diversas conquistas como o aumento dos salários mínimos, mais direitos para as mulheres migrantes e apoio à economia solidária.


Entre os princípios da MMM estão a organização das mulheres urbanas e rurais a partir da base e as alianças com movimentos sociais.


Defende-se a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas e que ela está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente.


A Marcha busca construir uma perspectiva feminista afirmando o direito à auto–determinação das mulheres e a igualdade como base da nova sociedade que lutam para construir.





5- REFERÊNCIAS
www.sof.org.br


MORRIS, William. Notícias de lugar nenhum, ou uma época de tranqüilidade. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2002.


COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989.


BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2008
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VIOLETA VITÓRIA SOM , VENHA NOS CONHECER! CLIQUE NA IMAGEM...