sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AMZOL –Associação de Mulheres da Zona Leste


Objetivos: Organização, Conscientização, Auto Estima, Palestras, Formação, Geração de Emprego e Renda, Assistência Social.

Atividades desenvolvidas: Assistência psicológica, cursos de saúde mental, geração de renda e teatro, e promoção de auto-estima das mulheres vítimas de violência da região da Zona Leste.

Como é o atendimento: No primeiro contato é agendada a triagem realizada em grupo de apoio, onde são feitos os encaminhamentos internos e externos de acordo com a natureza de cada caso.

Condições para o atendimento: Ser mulher e residir nos bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianazes e Ermelino Matarazzo.
Equipe: Uma coordenadora, uma tesoureira, um terapeuta ocupacional, três voluntárias de serviços gerais.

Período de atendimento: Atende das 9 as 12 e das 13 às 17 horas em dias úteis.

Telefone público: (11) 96336706 (11) 25126398 (11) 74546288.
Email: amzol@ig.com.br  e amzolzl@gmail.com
Site: http://www.mulheres-tics.blogspot.com/
Endereço: R. São Gonçalo do Rio das Pedras, nº. 972 A – Bairro Pq. Paulistano  – São Miguel Paulista, CEP: 08022-070 – São Paulo – SP
Ponto de referência: Próximo a Estação de Trem Jardim Helena.




Contando um pouco da sua História...




A Associação de Mulheres da Zona Leste completou 23 anos de existência no ultimo dia 24 de maio de 2010
São 23 (vinte e tres anos) de história e luta das mulheres da Zona Leste que começou nas comunidades Eclesiais de base, participando nos movimentos por: creche, saúde, moradia, educação lutando contra a carestia dentre outros.


Em 1983 esse mesmo grupo de mulheres foram convidados para participar de uma pesquisa com a Rede Mulher de Educação Popular, na época liderada pela Socióloga Moema Wiezzer e equipe.


Foram meses de trabalho que finalmente resultou em vários cadernos, revistas, grupo de teatro e slides ( E Agora Maria!). Foram descobertas 94 grupos de mulheres e clube de mães que se organizavam em sua comunidade e Sociedades de bairro, espalhadas por Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Guaianazes, e Itaquera.


A partir daí percebemos o quanto as mulheres estavam engajadas em diversas lutas, mais não possuíam nenhuma visibilidade nos movimentos sociais. Na época as mulheres participavam de movimentos sociais, mas não assumiam papéis de destaque como por exemplo: na igreja elas ajudavam em tudo que podiam inclusive nas celebrações mas, sempre tinha um padre para tomar as decisões, nos movimentos elas participavam ativamente mas na hora de pegar no microfone sempre tinha um vereador ou um Deputado, Presidente de Entidade, ou seja, as mulheres sempre serviam de trampolim para os políticos da região.


Em 1985 depois de muitas reflexões sentiu-se a necessidade de fundar uma Associação onde tivesse a cara das Mulheres, cujo objetivo seria conscientizar e organizar as mulheres na questão de gênero, cidadania direitos da Mulher, sexualidade, formação política e cultural dentre outros, nos bairros carentes a fim de obter uma grande rede participativa.


Isso ocorreu entre 1985 e 1987, gradativamente com muitos encontros e engajamento de muitas mulheres obtendo a formação do Estatuto da Entidade.


E foi no dia 24 de maio de 1987 na Igreja do Jardim Silva Teles ( Itaim Paulista), em uma Assembléia com a participação de mais de 150 mulheres foi fundada A AMZOL ( Associação de Mulheres da Zona Leste), a partir daí foram diversos seminários, cursos de formação de gênero, saúde da mente, espiritualidade da mulher, direitos reprodutivos, direitos da mulher. Bem como, participação de vários encontros feministas municipais, estaduais, nacionais e internacionais, que ajudou a enriquecer a formação dessas mulheres que participaram.


A AMZOL participou dos dois primeiros cursos como: Promotoras Legais Populares, nos anos de 1994 e 1995. Esse curso foi de fundamental importância para que em 1996 fosse Fundado o C.M.M ( Centro Maria Miguel de Violência contra a Mulher), onde mais de 13.000 ( treze mil ) mulheres já foram atendidas.


Amzol é pioneira na Luta contra a Violência Doméstica na Região.


Fazendo atendimento Jurídico, social e psicológico de acolhimento dessas, mulheres, orientando-as e encaminhando para a delegacia da mulher e fóruns, e hoje para as defensorias publicas.


Alem desses atendimentos a AMZOL, promovem, seminários, cursos, oficinas de alto estima, saúde da mente, capacitação de geração de emprego e renda, meio ambiente, saúde da mulher formação política e comunicação

Mulheres em Ação -06/02/12 TV Mundi


O programa MULHERES EM AÇÃO recebe Cida Lima , fundadora da AMZOL - Associação de Mulheres da Zona Leste SP e Joseane Bernardes, fundadora do Projeto Bem Querer Mulher.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VIOLETA VITÓRIA SOM , VENHA NOS CONHECER! CLIQUE NA IMAGEM...